Voltar ao topo

Mosca

Mosca

As moscas adultas vivem apenas cerca de uma semana, mas neste período uma fêmea pode chegar a pôr cerca de 500 ovos. A mosca põe os seus ovos diretamente sobre o esterco acumulado debaixo das gaiolas ou no chão, onde levam apenas um dia para eclodir. As moscas se proliferam também perto das instalações e construções, naqueles pontos onde se acumula esterco que permanece úmido durante vários dias. Os ovos possuem a forma de banana, medindo cerca de 1mm de comprimento. O tempo mínimo de desenvolvimento é de 6 a 8 horas, na temperatura de 35oC. 

As larvas alimentam-se da matéria orgânica em decomposição e bactérias presente no esterco. Ao passar de um estádio a outro, as larvas perdem sua antiga "pele"(cutícula) e produzem uma nova, formada por uma substância denominada quitina. E para que este desenvolvimento ocorra, elas necessitam que o esterco esteja com alto grau de umidade e temperatura, em torno de 35oC. Quando o ovo eclode dando origem a L1, a larva mede de 12 a 13 mm de comprimento. Ela é esbranquiçada, sem pés, locomovendo-se ativamente. As larvas quando completam seu desenvolvimento, movem-se para as áreas mais secas do substrato, onde ocorre a transformação para a fase de pupa. Normalmente a fase larval dura de 4 a 6 dias e há três fatores que influenciam sua duração: nutrição, umidade e temperatura. 

Em um quilo de esterco podem desenvolver-se até 10.000 moscas. Quando a larva está completamente desenvolvida, procura um lugar mais seco, geralmente são as bordas da camada de esterco. A pele(cutícula) da larva se contrai e endurece, tomando a forma de um barril, denominado pupário, dentro do qual, irá se desenvolver a fase adulta. No início, o pupário tem a coloração amarelada, mudando gradativamente para castanho claro a castanho escuro, dentro de 24 horas. A duração da fase pupal depende da umidade e temperatura. O tempo de duração deste estágio é de 3 a 4 dias na temperatura de 35 a 40oC. 

Quando a mosca adulta emerge do pupário, ela apresenta o corpo mole, incapaz de voar. Ela move-se vagarosamente até encontrar um local apropriado para descansar, onde irá esticar inteiramente suas asas e endurecer sua cutícula. Pode levar várias horas, antes que a mosca possa usar suas asas e voar.